British Shorthair
Como o próprio nome sugere o British Shorthair é uma raça originária da Inglaterra. Nos primórdios eles eram gatos de rua que foram trazidos para dentro de casa em razão da sua personalidade amistosa e habilidades em caçar pequenos roedores. Provavelmente os British Shorthairs tenham seus ancestrais nos gatos domésticos de Roma que foram trazidos quando da ocupação da região Britânica pelos romanos.
Essa é provavelmente a raça mais antiga de gatos da Inglaterra e que curiosamente na primeira exposição de gatos, organizada em 1871 pelo Sr. Harrison Weir no Crystal Palace em Londres, sagrou um British Shorthair como o título de Best in Show.
Tamanha fama e beleza, o British Shorthair foi inspiração para muitos artistas em diversas áreas, como por exemplo o Gato de Cheshire do clássico Alice no País das Maravilhas.
Hoje em dia os British Shorthais são criados ao redor de todo mundo, com locais com mais tradição como o continente Europeu e outros com menos tradição, mas nem por isso com menos qualidade, como Asia, Oceania e Americas. Felizmente hoje no Brasil essa é uma raça que está se popularizando e conseguindo chegar à um padrão de excelência graças ao árduo trabalho que criadores vêm se preparando e se desenvolvendo ao longo dos últimos 15 ~ 20 anos.
Ele é um gato forte, com peitoral, pernas e costas musculosas, compacto, de contornos arredondadas, olhos grandes e orelhas de tamanho médio bem separadas entre elas. Detentor de uma estética perfeita ele também é um gato perfeito para integrar a família, sobretudo pela sua inteligência e companheirismo.